quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

MIT Sloan Management Review Brasil - Pensamento Gerencial X Design Thinking

Oito dimensões do design thinking capturam diferenças importantes na forma como gestores e designers realizam seu trabalho e tomam decisões.

PROPÓSITO

O propósito dos designers é tornar a vida melhor para os usuários.

Muitos gestores argumentariam que é disso que também tratam os negócios. Mas, para designers, melhorar a vida dos usuários é um fim e não um meio de obter lucro para os acionistas.

COLABORAÇÃO

Designers funcionam melhor quando colaboram entre silos funcionais e podem ver a organização da maneira que o usuário a vê.

Os gerentes, por outro lado, tendem a ver sua organização de onde estão e podem ficar míopes para uma visão mais ampla.

ESTILO DE TRABALHO

Gerentes supervisionam as hierarquias de pessoas em funções predefinidas.

Designers são mais livres: formam equipes conforme a necessidade para resolver determinado problema.

PROCESSO DE PENSAMENTO

Os gestores se dão bem no raciocínio dedutivo (aplicar uma regra geral a uma situação específica) e no raciocínio indutivo (inferir uma regra geral a partir da observação de situações específicas).

Em ambos os casos, as decisões requerem informações concretas e confiáveis e os gestores podem ficar desencorajados quando não as possuem.

Em tais situações, no entanto, os designers brilham. Eles são hábeis em raciocínio abdutivo - considerando a melhor explicação a partir de informações incompletas.

GERAÇÃO DE CONHECIMENTO

Gerentes tendem a entender seus clientes por meio de dados quantitativos, que informam o quê, quando e como as pessoas compram.

Os designers coletam informações qualitativas de histórias em primeira mão sobre como elas vivem.

Mas como muitas organizações enfatizam a análise quantitativa, as narrativas descritivas podem ser descartadas como anedóticas e carentes de rigor.

RESTRIÇÕES

Muitos gestores encaram as restrições (exemplo: custo, tecnologia, regulamentos ou tempo) como barreiras que limitam as soluções potenciais para um problema.

O designers tendem a acolher restrições como um catalisador para a criatividade.

FALHA

Para os designers, o fracasso é um passo essencial para descobrir a resposta certa.

Em muitas organizações, a perspectiva de fracasso causa ansiedade dos gestores, que podem temer que um projeto saia dos trilhos.

WORKFLOW

Designers se especializam em pesquisas, o que os leva a questionar suposições básicas sobre como os negócios são conduzidos. É o trabalho deles.

Por outo lado, os gestores tendem a favorecer o aproveitamento: resultados eficientes e rentáveis que podem ou não resolver os problemas dos clientes.

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Em resumo, as formas de pensar e trabalhar que tornam os gestores bem-sucedidos geralmente diferem daquelas que melhor atendem aos designers. Um caminho não é melhor que o outro, e cada um tem seu lugar. E você, se enxerga mais em qual perfil?

Conteúdo extraído do artigo "O design thinking pode funcionar na sua organização?", de David Dunne, Jan Kietzmann e Theresa Eriksson, para a 13a edição da MIT Sloan Management Review Brasil.

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