sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Resenha | O cérebro com foco e disciplina

Por Nicholas Maciel Merlone

O autor, Renato Alves, revela em sua obra O cérebro com foco e disciplina, como assumir o autocontrole de nossas mentes e viver em harmonia, sem os demônios que nos atormentam no cotidiano. Inicia sua explanação comparando a mente humana a um picadeiro de circo, em que nós assumimos o papel de plateia. Ao longo do livro, demonstra com exemplos e reflexões como tomarmos a dianteira e o controle de nossas vidas e não sermos apenas conduzidos como um barco sem rumo nem direção, à deriva.

Ele esclarece que não devemos viver no automático, como pessoas em transe e acomodadas. Acorda, trabalha e dorme. Pelo contrário, é preciso domar a mente. Para tanto, é necessário buscar o autoconhecimento e conhecendo a si próprios, seu interior, a origem de seus conflitos, ser capaz de lidar com as adversidades e pegadinhas de nossas mentes.

Algo que chama a atenção é a importância de viver e morar um tempo no campo. Não apenas passar alguns dias ou semanas, mas por um período maior. Ter contato com a natureza, com o verde das árvores e das plantas, com os sons naturais dos animais e o ar limpo. Isto para limpar a mente do caos das grandes metrópoles, onde há poluição sonora e visual. Com razão, nesse contexto é possível buscar o equilíbrio, a paz mental, a tranquilidade.

Para evitar conflitos com outras pessoas, seja em casa, no trabalho ou com os amigos, o autor recomenda que se busque a empatia, se colocar no lugar do outro, sentir o que ele está sentindo, procurar compreendê-lo, ter compaixão, paciência e altruísmo.

É preciso buscar o equilíbrio. Não trabalhar como um alucinado e esquecer da família, dos amigos. Assim, é importante uma boa refeição em família, brincar com os filhos, lhes ensinar tarefas básicas como escovar os dentes e amarrar os sapatos. Também reservar um tempo para estudar, ler um bom livro, ou assistir a um filme, sem esquecer de ir ao parque e se relacionar com a natureza e os amigos.

Outro ponto importante abordado se trata da coragem e da disciplina para se realizar feitos. Henry Ford, com essas duas qualidades e também organização e planejamento, revolucionou a indústria automobilística no final do séc. 19. Os carros eram muito caros e só pessoas com muito dinheiro podiam adquiri-los. Ford, então, ao criar a linha de montagem, pôs fim ao trabalho artesanal, barateando o custo e popularizando os veículos.

Disciplina é saber aonde se quer chegar e persistir, perseverar até atingir o cume da montanha. É um guia, um mapa, uma bússola que aponta as diretrizes, sendo que dia após dia deve-se focar no objetivo e buscar concretizá-lo.

Além disso, o autor também destaca a importância da escuta ativa, de realmente prestar atenção nos outros, no que eles têm a dizer, a contribuir. Um bom exemplo. Numa grande empresa de pastas de dentes, a diretoria queria aumentar o consumo do produto. Então, reuniu cientistas, especialistas etc para debaterem e encontrarem uma solução. Enquanto todos estavam empenhados, porém sem ter ideias, de repente um faxineiro que limpava o chão, afirma que basta aumentar o furo da embalagem, assim, as pessoas acabariam mais rápido com as pastas de dentes. Note, uma pessoa humilde encontrou uma solução. Com efeito, como dissemos, devemos ouvir a todos, sem julgamentos.

Igualmente, destaca, no decorrer da obra, a relevância da espiritualidade, de se ter uma religião. Com isso, em diversas passagens, cita e menciona algumas passagens bíblicas e tece reflexões sobre elas, contextualizando-as com a ideia central do livro.

Finalmente, o autor nos convida a assumir o controle do espetáculo do picadeiro de nossas mentes. Realmente, não podemos nos acomodar. Neste final, antes que as cortinas se fechem, eu digo que a música do samba "Deixa a vida me levar...", é muito bacana, um bom ritmo, uma boa melodia, mas, todavia e entretanto, não podemos deixar que isso aconteça. Pelo contrário, é preciso assumirmos o volante e guiarmos sempre em busca de nossos sonhos e objetivos. Para concretizá-los, precisamos de uma vida equilibrada e harmônica, com foco, disciplina e coragem, para enfrentarmos as pedras que surgem ao longo de nossa jornada. Assim, desviamos, contornamos e seguimos em frente. Sempre em frente! Avante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha | O cérebro com foco e disciplina

Por Nicholas Maciel Merlone O autor, Renato Alves, revela em sua obra  O cérebro com foco e disciplina , como assumir o autocontrole de noss...