O que é pesquisa de clima organizacional?
É um recurso utilizado pelas empresas — especificamente pelo RH — para identificar o índice de satisfação dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho, além de mapear os pontos positivos e negativos a partir da perspectiva dos funcionários.
Na maioria dos casos, a pesquisa de clima organizacional é feita por meio de um questionário, no entanto não há uma regra quanto a isso, já que as organizações modernas têm usado softwares e soluções tecnológicas para gestão de pessoas que, por sua vez, oferecem esse tipo de funcionalidade.
Por meio de uma pesquisa de clima organizacional é possível diagnosticar como os empregados se sentem, não somente sobre o relacionamento entre o colaborador e a companhia, mas também como andam as relações entre os próprios colegas de equipe.
Qual a importância da pesquisa de clima organizacional?
O objetivo principal de elaborar uma pesquisa de clima organizacional é identificar o nível de satisfação dos empregados em relação à empresa, como você pôde entender até aqui. Porém, existem diversos motivos pelos quais esse diagnóstico é indispensável para as organizações modernas..
- Identificar pontos de melhoria
- Otimizar a comunicação
- Elevar a motivação dos colaboradores
- Reduzir a rotatividade de funcionários e absenteísmo
Como realizar uma pesquisa de clima organizacional?
Agora que você já sabe o que é pesquisa de clima organizacional e qual a sua importância, mostraremos algumas ações para colocar essa estratégia em prática na empresa. Veja a seguir.
- Planeje
- Elabore um questionário com perguntas relevantes e coerentes
- Permita que as respostas sejam anônimas
Por fim, aplique uma boa métrica para mensurar os resultados, como o ciclo PDCA, que pode ser executado a partir das seguintes etapas:
- planejamento — crie um plano com objetivos e estratégias pertinentes às metas da empresa;
- execução — coloque em prática tudo o que foi previsto;
- checagem — verifique se o processo levou aos resultados esperados;
- ação — levante todos os gargalos e pontos de possíveis melhorias, além das questões que podem ser padronizadas e para que as expectativas do plano sejam alinhadas ao ambiente de trabalho.