A Matriz SWOT (FOFA, em português) consiste em um instrumento usado no planejamento estratégico, ou em planos de negócios, e ainda análise de projetos, uma vez que realiza o exame global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (em inglês: strengths, weaknesses, opportunities, threats) de uma organização pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, pequenas, médias ou grandes. Trata-se de uma forma de monitorar os ambientes externo e interno.
Tal exame ocorre por meio de uma matriz:
A partir dessa matriz, é possível identificar os elementos acima e, então, analisar as informações, planejar mudanças e ajustes, assim, implementar na prática este planejamento, com posterior monitoramento e avaliação do plano, para verificar se este condiz com o que foi concretizado na realidade da organização. Auxilia, portanto, as tomadas de decisão no âmbito corporativo, melhorando o planejamento estratégico. Além disso, para construí-la, é recomendável um trabalho em equipe, por meio de brainstorming, em que não haja julgamentos nem discriminações, mas, sim, uma atividade livre onde todas as ideias são bem-vindas. Vale lembrar também que a matriz serve para uma pessoa desvinculada do universo corporativo tomar uma decisão.
Finalmente, a matriz SWOT colabora, em última instância, para um melhor planejamento estratégico da empresa, com o conhecimento e ciência dos seus pontos fortes e fracos, de modo a ser possível atingir melhor produtividade, competitividade e, como consequência, lucratividade. Trata-se, com razão, de uma ferramenta indispensável para todas as organizações e empresas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário