sexta-feira, 25 de novembro de 2022

O que é preciso saber antes de empreender

De Ana Prado, da redação do LinkedIn Notícias

O que determina se um empreendedor terá sucesso ou não? O que é fundamental saber antes de começar seu próprio negócio? Carol Paiffer e João Appolinário, dois “tubarões” do programa Shark Tank Brasil, falaram sobre isso na última terça-feira (22), no evento HSM+, realizado em São Paulo. Veja alguns destaques da apresentação:

  • Comece onde você está. Os dois defenderam que uma forma mais segura de começar a empreender é fazendo isso dentro da empresa onde a pessoa já trabalha. “Estando dentro de uma empresa, você já tem uma estrutura para te apoiar, com processos definidos e recursos. Com isso, vai poder errar e aprender de uma forma mais tranquila e, se resolver montar seu próprio negócio, estará muito mais preparado”, disse João.
  • Buscar conhecimento é fundamental. “Escute muito, faça pesquisa de mercado, aprenda com exemplos de fora. E faça boas perguntas em vez de achar que tem todas as respostas”, disse Carol.
  • Empreender é diferente de ser dono. “O empreendedorismo tem a ver com atitude, disciplina, e envolve transformar vidas – a sua e a de quem vai estar com você. Ser dono não é o mais importante”, disse João.
  • Não precisa ser sofrido. “É possível trabalhar de forma mais estratégica e apanhar menos no processo”, disse Carol Paiffer.

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Max Gehringer | Aproveitando a estreia do Brasil na Copa, vamos falar sobre liderança.

Max Gehringer via LinkedIn


Nas cinco Copas que o Brasil ganhou, alguns craques se destacaram.

Na Copa de 1958, Pelé. Em 1962, Garrincha. Em 1970, o trio Pelé, Tostão e Jairzinho. Em 1994, Romário. E em 2002, Ronaldo.

Nenhum desses fantásticos jogadores entrou para a História por sua liderança em campo.




Os verdadeiros líderes, como Zito (1958 e 1962) e Dunga (1994), ficaram em segundo plano. Seu trabalho, importantíssimo, era o de correr, lutar e motivar.

E eles deixaram cinco lições de liderança.

Primeira: o líder não é necessariamente melhor que os liderados, tecnicamente falando. Ele deve liderar, sobretudo, pelo bom exemplo.

Segunda: o líder é responsável pelo cumprimento de um plano, previamente traçado por superiores hierárquicos.

Terceira: o líder precisa conhecer bem cada liderado para saber como eles reagem melhor. Tratar a todos do mesmo jeito é ignorar as diferenças e o potencial de cada um.

Quarta: o líder deve ser o primeiro a cumprimentar um liderado por um trabalho bem feito. O líder que valoriza administra pela união. E constrói uma equipe vencedora.

E quinta lição: o líder é aquele que, mesmo podendo mandar, é capaz de se sacrificar para que os craques possam brilhar.

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

LinkedIn Notícias | Modéstia à parte? Não na liderança

De Luísa Granato, da redação do LinkedIn Notícias


O líder que deseja estimular a troca de conhecimento e a colaboração em sua equipe vai precisar exercitar sua humildade. Pesquisadores da Ohio State University descobriram que líderes mais modestos, que têm como hábito assumir seus erros e se mostrar abertos para aprender, estão contribuindo para criar um ambiente psicologicamente seguro para toda a equipe. A pesquisa analisou grupos de professores e seus coordenadores na China, com os funcionários avaliando o nível de humildade de seus líderes.


Os pesquisadores observaram que havia uma relação entre os coordenadores mais humildes e a maior propensão das equipes em compartilhar conhecimentos. Segundo Roger Goddard, coordenador do estudo, a maior lição é a de que líderes modestos constroem confiança.

Terra | Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025?

  Saiba mais ! Boa leitura!