Publicado em 23 de dezembro de 2022.
Via LinkedIn.
Alguns processos seletivos pedem que seja enviada uma carta de apresentação junto com o currículo. Vale lembrar: só envie a carta quando e empresa pedir.
Mas afinal, o que é uma carta de apresentação e como escrevê-la de maneira estratégica?
A carta de apresentação é um documento de uma página, com no máximo 5 parágrafos curtos, onde você faz um resumo do seu perfil profissional e envia junto com o currículo.
Vou te dar agora o passo a passo de como escrever uma carta assertiva e objetiva:
1 - Dirija-se diretamente ao recrutador responsável da vaga. Se não for possível, troque o nome por recrutadora ou recrutador ou comece apenas com "Boa Tarde"
Olá, [nome], boa tarde ou Olá!
2 - Coloque as competências técnicas no segundo parágrafo, evidenciando o que a vaga mais pede. Para isso estude a descrição da vaga.
Sou [seu nome], profissional da área [sua área], com mais de [x] anos de experiência, atuando nas áreas de [descreva em no máximo 2 linhas áreas que você tem experiência], com foco nas rotinas de [descreva em no máximo duas linhas rotinas que você domina.]
3 - Fale brevemente das suas competências comportamentais
Sou uma pessoa com ótima capacidade de análise e foco em resultados > [coloque de duas a três competências comportamentais, como no exemplo]
4 - Despeça-se dizendo que seu perfil é compatível com a vaga.
Acredito que o meu perfil seja compatível com a vaga de [nome da vaga] e envio o meu currículo em anexo para análise.
5 - No encerramento, se coloque à disposição e deixe seu nome, telefone e e-mail.
Estou à disposição para maiores esclarecimentos.
Seu nome:
Seu email:
Seu telefone
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